Gerenciamento por Diretrizes – GPD e Gerenciamento de Rotinas Diárias – GRD, você conhece esses termos e sabe como aplicá-los na gestão de processos do seu negócio?
Para ajudar a entender melhor esses termos e como implementá-los na sua empresa, continue lendo este artigo!
O que é o GPD?
O Sistema de Gerenciamento por Diretrizes tem a função de definir e acompanhar as metas de sobrevivência da organização. O procedimento do GPD é iniciado a partir da definição de uma meta de sobrevivência para a empresa, que se tornará a diretriz do gestor.
A partir da divulgação do resumo de metas, cada gestor deve identificar a necessidade de ações pontuais a fim de que a meta seja alcançada. Também é avaliada a necessidade de aplicar interfuncionalidades, envolvendo condições e prazos. Assim, parte-se para a ação e, sempre que ocorre algo inesperado, deve-se comunicar ao gestor/diretor e avaliar o processo do GPD, identificando possíveis melhorias.
A GPD também conta com algumas ferramentas específicas, úteis para que metas e diretrizes sejam devidamente cumpridas. São elas:
- PDCA;
- Indicadores de desempenho;
- Dashboards;
- Análise SWOT;
- Planos com base no sistema 5W2H, entre outros.
Ela também utiliza de planejamentos estratégicos de médio e longo prazo, definição de diretrizes por parte dos diretores da organização, levantamento de possíveis causas que afetem a empresa e possam causar problemas e prejuízos, desdobramento de metas e objetivos para que possam ser comunicados para os diferentes setores e níveis.
Algumas vantagens deste método:
- Alcance de resultados e metas;
- Organização da gestão e do ritmo de trabalho;
- Melhores planejamentos e maiores mudanças;
- Clareza e objetividade de trabalho.
Mas, podemos dizemos que as principais vantagens do gerenciamento pelas diretrizes são os bons resultados. Como cada processo é feito de maneira clara, é possível entender muito bem o que favorece a corporação.
O que é GRD?
Gerenciamento de Rotinas Diárias, nada mais é que uma metodologia que vem para orientar os gestores quanto as ações tomadas em seu dia a dia.
De uma certa maneira, podemos dizer que o GRD trabalha para tentar reduzir a incidência de erros, tornando, assim, a empresa mais competitiva e promovendo mudanças dentro da cultura organizacional que impactam positivamente nos resultados.
O GDR tem como fundamento 3 pilares importantes:
1 – Foco nos resultados;
2 – Padronização de processos;
3 – Tratamento de anomalias.
Em conjunto, esses três pilares têm como objetivo adequar a empresa e controlar as atividades realizadas dentro da organização. Portanto, aplicado corretamente é possível conseguir alguns resultados como: aumento de qualidade, a satisfação dos envolvidos nos processos, além de minimizar custos, prevenir falhas e aumentar a produtividade.
E como essas duas metodologias podem ajudar o seu negócio?
Cada uma tem os seus benefícios e suas vantagens, mas em conjunto, podem trabalhar melhor ainda para ajudar na otimização de gestão de processos da sua empresa.
Alguns dessas vantagens são:
- Padronização do trabalho;
- Melhoria da gestão de tempo;
- Otimização de custos;
- Identificação e eliminação de falhas em processos;
- Melhor aproveitamento de recursos;
- Eliminação de retrabalho;
- Melhora a distribuição de tarefas;
- Definição de objetivos e prioridades;
- Monitoramento de desempenho;
- Aumento da qualidade, entre outros.
Como a nossa plataforma pode te ajudar na implementação das práticas de GPD e GRD?
A nossa plataforma, GOL (Sistema de gestão online), emprega o uso do método e das práticas do gerenciamento pelas diretrizes (GPD) e do gerenciamento da rotina (GRD), permitindo o desdobramento do planejamento estratégico nas unidades gerenciais (tático) até a definição de medida e ações concretas (operacional).
Além disso, com o nosso sistema é possível fazer uma gestão dos principais KPIs do planejamento estratégico, imputar planos e metas e acompanhar de forma online o resultado dos indicadores em forma de gráficos e dashboards. E também, mostrar os resultados apurados, o GOL apresenta quais são as diretrizes e planos para corrigir eventuais desvios em forma de tarefas e prazos.
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