Você já ouviu falar em Diagrama de Ishikawa? Se você não sabe o que é ou até mesmo nunca ouvir falar sobre, continue lendo este artigo, pois falaremos tudo sobre essa técnica, do teorema à prática. Boa leitura!
O que é o Diagrama de Ishikawa?
Para todo problema há uma causa específica, não é mesmo? E quando se tem o problema é preciso solucioná-lo.
Quando se descobre a causa de um problema, é possível estudá-la e definir a melhor maneira de evitar que ela continue gerando esse problema.
E o que o Diagrama de Ishikawa propõe é justamente isso: que se descubra a causa raiz dos problemas. Isto é: a causa primeira. Aquela que gera uma série de consequências em cadeia que redundam na percepção final de que há um problema.
Isso porque raramente um problema tem uma causa simples e imediata. Se assim fosse, seria fácil solucioná-los.
Na verdade, um problema leva a outro, e suas causas se escondem atrás de uma trilha intrincada de relações de causas e efeitos complexos.
Podemos dizer que o Diagrama de Ishikawa apresenta uma metodologia fácil de aplicar que se baseia em 2 pilares:
- Em um diagrama que ajuda a visualizar as possíveis causas do problema em questão;
- Em uma lista de causas mais comuns para problemas em geral.
E qual a sua origem?
O Diagrama de Ishikawa tem sua origem um pouco anterior ao período de modernização e reconstrução das indústrias japonesas após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Ele foi criado em 1943 pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa e amplamente aperfeiçoado nas décadas seguintes, quando a indústria japonesa floresceu, com ajuda não só de talentos locais, como Ishikawa, Sakichi Toyoda (fundador da Toyota) e Taiichi Ohno (engenheiro da mesma empresa), mas também de renomados professores americanos, como é o caso de William Edwards Deming, o pai do controle de qualidade.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe. E fazem parte das 7 ferramentas da qualidade idealizadas por Kaoru Ishikawa:
- Diagrama de Pareto;
- Diagrama de causa e efeito;
- Histograma;
- Folhas de verificação;
- Gráficos de dispersão;
- Fluxograma;
- Cartas de Controle.
O objetivo do Diagrama de Ishikawa é, sempre que se detectar uma falha em um processo, descobrir a relação de causas e efeitos que o geraram. Mas de forma prática, objetiva e ágil.
Para isso, usa-se o trabalho em equipe e a visão mais ampla do contexto por parte do grupo de trabalho envolvido no problema.
Quem foi Kaoru Ishikawa – o idealizador do Diagrama
Kaoru Ishikawa foi um engenheiro químico, cientista e professor universitário japonês que se notabilizou pelos estudos e pela prática de técnicas de qualidade nas empresas.
Foi responsável por ampliar e difundir os conceitos propostos por Deming, criando a maneira japonesa de lidar com a gestão da qualidade.
Além das 7 ferramentas da qualidade que citamos, Ishikawa também foi responsável pela introdução do conceito do círculo da qualidade. Sua maior contribuição, sem dúvida, foi o Diagrama de Ishikawa.
Como desenhar o Diagrama de Ishikawa?
O primeiro passo para usar o método de Ishikawa para a solução de problemas é aprender a desenhar o diagrama.
Ele foi criado para ser uma ferramenta visual, intuitiva e fácil de se entender rapidamente. Dessa forma, ajuda os grupos de trabalho a se comunicarem melhor e encontrar as causas dos problemas de forma colaborativa.
Os 10 passos para desenhar um Diagrama de Ishikawa:
- Trace uma linha reta horizontal;
- Na extremidade direita da reta, desenhe um quadrado;
- Nesse quadrado, escreva o problema (efeito) que se deseja solucionar;
- Faça 6 linhas diagonais inclinadas para a esquerda partindo da reta horizontal;
- 3 das linhas inclinadas ficam na parte superior da reta horizontal e são paralelas;
- As outras 3 (também paralelas) ficam na parte inferior;
- O conjunto de linhas lembra uma espinha de peixe (veja a ilustração), daí um dos nomes do diagrama;
- Em cada uma das extremidades das retas diagonais, escreva uma possível causa para o problema;
- Saindo de cada reta diagonal, trace 2 ou 3 retas horizontais da direita para a esquerda, paralelas à reta inicialmente traçada;
- Nessas retas serão escritas as causas secundárias do problema (efeito) que se quer solucionar.
Os 6Ms de Ishikawa
Todo problema tem uma causa específica, e pra facilitar na descoberta dessa causa, Ishikawa criou uma lista de 6 motivos principais que podem causar problemas em processos empresariais, confira quais são:
- Método;
- Material;
- Mão de obra;
- Máquina;
- Medida;
- Meio ambiente.
Todas elas começam com a letra M, por isso são chamadas de os 6Ms de Ishikawa.
Entenda agora um pouco mais sobre esses 6 motivos:
- Método: a maneira como o processo ou tarefa está sendo realizada pode ser inadequada.
- Material: os materiais precisam obedecer a certas especificações para atender às exigências de uso dos produtos ou aos desejos dos consumidores finais.
- Mão-de-obra: seus colaboradores precisam ser bem selecionados, treinados e qualificados para exercerem suas tarefas com o melhor desempenho.
- Máquina: as máquinas e equipamentos usados na produção são mesmo os mais indicados para isso?
- Medida: os parâmetros usados para medir a eficiência do processo são adequados? E os instrumentos de medição, refletem a realidade?
- Meio ambiente: o próprio layout do local de trabalho e fatores como iluminação e ventilação podem trazer problemas para os colaboradores.
Gostou de saber sobre o Diagrama de Ishikawa e tudo o que o ele pode facilitar nas soluções dos problemas dentro do seu negócio? Desde os mais simples até os mais complexos, de maneira simples e visual o Diagrama pode ajudar no seu dia a dia.
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