Menu fechado

11 indicadores de desempenho utilizados pelas grandes empresas

indicadores de desempenho

Já falamos aqui em nosso blog da importância dos indicadores de desempenho para mensurar a performance dos negócios e avaliar se as metas traçadas estão no caminho certo no planejamento estratégico da empresa.

Mas o que queremos trazer hoje são os indicadores de desempenho mais utilizados para conseguir fazer um bom acompanhamento dos negócios.

Então, confira neste artigo os 11 principais indicadores utilizados pelas grandes empresas e aprenda sobre cada um deles:

 

11 KPIs mais utilizados pelas empresas

 

1) Indicadores de lucratividade

Sem dúvidas esse é o indicador mais utilizado pelas empresas. Apenas verificar que a empresa está tendo resultados positivos no fim do mês não é o suficiente para determinar sua saúde financeira. É preciso usar indicadores financeiros adequados. É necessário calcular os lucros, pois é com esse indicador que você saberá se a empresa está ou não tendo os resultados esperados.

O lucro é calculado de acordo com uma porcentagem, e é preciso ir além de saber somente que essa porcentagem é positiva para ter a certeza de que a empresa está indo bem. Desse lucro, é preciso retirar o dinheiro para os gastos fixos e variáveis. Só depois de tudo é que você saberá se o investimento está ou não valendo a pena.

2) Indicador de eficácia

Esse indicador tem como objetivo mensurar o nível de satisfação do cliente com a empresa. Esse KPI pode ser medido através de uma pesquisa feita pela internet, com envio de e-mails ou até mesmo na própria empresa.

Através dessa pesquisa é possível saber se o cliente recomendaria o seu negócio para outras pessoas, se compraria novamente, se o atendimento foi adequado, entre outros aspectos. 

3) Produtividade

Com este indicador, a produtividade de cada setor e cada colaborador da sua empresa pode ser analisada. Como: horas trabalhadas, metas e objetivos alcançados são boas referências nesta análise.

4) Qualidade

A qualidade oferecida pela sua empresa se traduz na satisfação dos seus clientes. Ao analisar os indicadores de qualidade, é possível detectar possíveis falhas a corrigir e pontos positivos a explorar para aumentar a captação e retenção de clientes.

5) Indicador de valor do ticket médio

Esse é um dos indicadores de desempenho mais utilizados pelas organizações para a área de vendas. Sua principal função é medir e entender como funciona a dinâmica de vendas.

Através desse indicador é possível identificar quais são os clientes mais fiéis e também comparar seu ticket médio com a média dos outros clientes.

6) Indicador de turnover

Algumas empresas podem apresentar uma alta taxa de turnover, e isso pode apresentar problemas de valorização da empresa por parte dos funcionários, problemas na liderança, ou até mesmo no clima organizacional. Essas questões internas podem afetar o atendimento do cliente, algo muito perigoso.

E como calcular o grau de turnover dos funcionários? Esse cálculo é simples de ser feito: basta calcular o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa.

É possível usar a fórmula clássica dividindo por dois a soma do número de demissões e do número de admissões. Esse resultado, por sua vez, deve ser dividido pelo total de funcionários que estão cadastrados na empresa.

7) Capacidade

Mede a capacidade de resposta da empresa quanto ela ou um setor é capaz de entregar um produto/serviço/processo em um intervalo de tempo, junto de um cálculo estratégico que facilita o resultado do medidor.

Este indicador é fundamental para o cálculo de prazos de entrega, metas de vendas, objetivos organizacionais, produtividade em um projeto, etc.

8) Marketing

Os indicadores de marketing ajudam você a entender qual é seu posicionamento no mercado e se suas estratégias de negócio estão adequadas às tendências atuais.

9) Relação de vendas X oportunidades

Com este indicador é possível saber onde estão os gargalos do seu fluxo de vendas e quais os motivos que levam seus clientes a efetivar ou desistir de uma compra, assim como a análise de novas estratégias de vendas. 

Uma análise meticulosa destes indicadores de gestão leva a mais vendas e melhores resultados para sua empresa, para evitar que precise aumentar os investimentos somente com estratégias de oportunidades.

10) Recursos Humanos

Com estes indicadores é possível avaliar a satisfação do colaborador em trabalhar na sua empresa, medir os elementos de trabalho dos colaboradores e realizar uma melhor gestão do seu employer branding. 

11) Indicadores estratégicos

Esses indicadores cada empresa define quais serão os seus de acordo com o que é mais importante para o negócio, seguindo o seu planejamento estratégico.

Em um exemplo mais prático, se sua meta estratégica para o ano é aumentar a capacidade de produção da empresa em 25%. Isso significa que, para cada mês, essa capacidade deve aumentar em uma média de 1% (o cálculo das porcentagens é composto)

Em alguns meses pode ser menos que isso e em outros mais, porém, é importante se manter dentro dessa média e verificá-la sempre. A partir dos indicadores, é possível saber se é necessário modificar esse processo ou se é possível aperfeiçoá-lo.

Dois exemplos de indicadores estratégicos de desempenho que são muito usados, temos:

  • Market Share: porcentagem do mercado que a empresa domina;
  • Churn Rate: taxa de clientes que desistem da empresa em determinado período, muito usado por empresas que têm receitas recorrentes, como escolas e academias.

Um software de gestão de performance para o seu negócio

Agora que você já sabe quais são os 11 de indicadores de desempenho para fazer uma boa gestão empresarial, queremos enfatizar a importância do planejamento estratégico para alcançar bons resultados e o sucesso do negócio. Por isso, contar com a ajuda de softwares que facilitam esse trabalho e automatizam esse processo pode ser uma grande saída.

Está precisando de ajuda para fazer uma gestão de performance no seu negócio. Conheça o GOL Gestão Online de Perfomance. Somos uma plataforma que emprega o uso do método e das práticas do gerenciamento pelas diretrizes (GPD) e do gerenciamento da rotina (GRD), permitindo o desdobramento do planejamento estratégico nas unidades gerenciais (tático) até a definição de medidas e ações concretas (operacional). 

Além disso, com o nosso sistema é possível fazer uma gestão dos principais KPIs do planejamento estratégico, imputar planos e metas e acompanhar de forma online o resultado dos indicadores em forma de gráficos e dashboards. E também, mostrar os resultados apurados, o GOL apresenta quais são as diretrizes e planos para corrigir eventuais desvios em forma de tarefas e prazos.

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio?

Solicite uma demonstração gratuita: clique aqui.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *