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Conceito SMART: Como usá-lo para definir as metas da sua empresa?

Meta SMART

Já sabemos que ter metas seja na vida pessoal ou na profissional é muito importante para direcionar nosso ponto de partida e onde queremos chegar. Por isso, hoje queremos apresentar o conceito SMART e como você pode utilizá-lo para aumentar a produtividade dos seus colaboradores e melhorar os resultados do negócio.

Boa leitura!

O que é meta SMART?

Para começarmos falando do conceito SMART precisamos entender o que significa cada uma dessas letras. Então, esse acrônimo significa:

  • S: específico;
  • M: mensurável;
  • A: atingível;
  • R: relevante;
  • T: temporal.

Ou seja, essa meta ajuda a definir expectativas claras e objetivas para maximizar suas chances de alcançá-las. Cada letra tem a sua importância e relevância na hora de traçar o planejamento estratégico do negócio.

Aprofundando em cada um desses conceitos conseguimos entender melhor como a meta SMART pode ser efetiva:

1) S – Específico

Antes de tudo é preciso identificar o resultado desejado. Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente definido. Não pode ter ambiguidade e nem ser muito amplo.

Por isso, a importância de algumas perguntas para definir esse ponto:

  • O que quero alcançar com essa meta?
  • Por que quero isso?
  • Quem está envolvido?
  • Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?
  • Quando pretende realizá-lo?

 

2) M – Mensurável

Qualquer meta deve ser possível de ser medida. Pois sem isso, não faz sentido traçá-la. 

Então, esse ponto quer dizer que para o objetivo ser alcançado, é preciso coletar e monitorar dados, usando sempre números, e a partir disso será possível verificar seu progresso em direção à meta.

Para esse alvo podemos responder às questões:

  • Qual é o resultado esperado?
  • Quanto tempo será necessário para alcançar a meta?

 

3) A – Atingível

O que adiantaria criar uma meta se ela não pode ser atingida? Por mais que seja óbvio, algumas empresas acabam pecando nesse ponto. 

Então, objetivos devem ser atingíveis. Eles podem ser alcançados com recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis para você e seu negócio.

Metas inatingíveis pode desmotivar sua equipe de trabalho quando não consegue alcançar esses objetivos. E por outro lado, estabelecer e alcançar metas atingíveis pode aumentar a confiança de cada colaborador.

Nessa meta é importante avaliar os seguintes pontos:

  • Com base no histórico, é possível atingir o objetivo?
  • Qual a opinião dos colaboradores? Eles acreditam que é possível alcançar essa meta?

 

4) R – Relevante

Uma meta que não gera efeito sobre o negócio fatalmente não será tratada como prioridade. Por isso, para criar uma meta relevante é importante olhar os principais números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro. Assim, uma meta relevante terá impacto direto nesses indicadores.

Portanto, metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para seu negócio.

 

5) T – Temporal

Ao traçar as metas SMART no seu negócio, atribua um prazo limite para obtenção delas. 

Faça um cronograma realista para o escopo do projeto de acordo com o esforço de cada colaborador. Com um prazo claro, é possível planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo.

 

Por que usar as metas SMART?

Vimos nesse artigo a importância de cada meta no conceito SMART, elas facilitam a criação de diretrizes de negócios realistas, pois elas ajudam a esclarecer suas prioridades, permitem que você e seu negócio se concentrem e fiquem direcionados para o que é mais relevante.

As métricas SMART são específicas e permitem que você saiba o que precisa fazer, quando e a importância de atingir essas metas em relação aos objetivos estratégicos do negócio. Portanto, isso força você a administrar melhor o seu tempo.

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Além disso, com o nosso sistema é possível fazer uma gestão dos principais KPIs do planejamento estratégico, imputar planos e metas e acompanhar de forma online o resultado dos indicadores em forma de gráficos e dashboards. E também, mostrar os resultados apurados, o GOL apresenta quais são as diretrizes e planos para corrigir eventuais desvios em forma de tarefas e prazos.

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