Como a sua empresa está organizada? Possui departamentos por equipes, produtos, serviços ou por cliente? Se você tem dúvidas sobre como identificar ou até mesmo qual seria o melhor agrupamento organizacional para o seu negócio, leia este artigo, pois ele pode te ajudar.
Boa leitura!
O que é agrupamento organizacional?
Também conhecido como departamentalização, agrupamento organizacional nada mais é como uma forma de divisão do trabalho por especialização da estrutura organizacional da empresa, ou seja, é o agrupamento de acordo com algum critério específico como similaridade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais.
E por que isso é necessário?
Conforme as empresas vão crescendo e começam a desenvolver atividades mais diversificadas, vem a necessidade de dividir as principais tarefas organizacionais em responsabilidades departamentais ou divisionais.
Por tanto, a departamentalização é uma forma de organizar e equilibrar as tarefas de cada parte da empresa e gerar maior qualidade no trabalho executado, consequentemente, melhores resultados para a empresa.
8 tipos de agrupamentos organizacionais
Cada empresa tem uma forma de agrupar as suas equipes de acordo com a sua realidade, por isso, é importante que avalie quais os tipos existentes para que a departamentalização seja feita de maneira adequada. Conheça os 8 tipos a seguir:
1) Por função
Esse agrupamento acontece quando departamentos são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos em comum e que participam de atividades similares dentro de um processo de trabalho. Por exemplo, departamentos de RH, tecnologia da informação e marketing.
2) Por produto ou serviço
Quando na empresa há um tipo de produto e nele envolvem pessoas na sua execução e colaboração, é comum agrupar os colaboradores dentro de áreas específicas nesse tipo de departamentalização.
3) Por território
Pode ser feita de acordo com os locais em que a empresa atua. Muitas empresas possuem filiais em áreas ou regiões diferentes, assim o foco deve ser na característica de cada região.
4) Por cliente
Esse tipo de agrupamento é utilizado principalmente por empresas de vendas ou serviços, ou seja, quando se conhece muito bem seus clientes e se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público. Por exemplo, departamento feminino, masculino, infantil…
5) Por processo ou equipamento
Como o próprio nome já diz, é o agrupamento feito por atividades centralizadas nos processos de produção ou equipamento. Por exemplo, as atividades de uma fábrica podem ser divididas por soldagem, montagem, etc.
6) Por projeto
Neste modelo, os colaboradores são agrupados e receberão atribuições temporárias dentro de projetos, que possuem início, meio e fim. Portanto, o agrupamento existe enquanto o projeto existir.
7) Por matriz
Esse agrupamento organizacional é semelhante ao de projeto, porém, aqui o administrador do projeto não tem autoridade sobre os membros da equipe. A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia.
8) Mista
Esse é o modelo mais utilizado pelas empresas. Cada uma tem a estrutura que mais se adequa a sua realidade organizacional. Passando por equipes, projetos, clientes ou produtos.
Nós podemos ajudar na estrutura organizacional da sua empresa
Apresentamos aqui 8 tipos de agrupamentos organizacionais, mas, vale lembrar que não existe modelo certo ou errado. Mas sim, aquele que vai atender e encaixar nas necessidades do seu negócio.
Agora que você já sabe de todos esses modelos de departamentalização, que tal conhecer a uma solução que auxilia na governança da estrutura organizacional da sua empresa?
O Governance, desenvolvido pela DIGIHUB, é um software que foca no desenho de arquiteturas corporativas, permitindo uma melhor visão da estrutura e governança da sua empresa.
Para saber um pouco mais sobre o Governance e como podemos ajudar o seu negócio, solicite uma demonstração gratuita: https://digihub.com.br/governance/
Achou que estas dicas foram úteis? Deixe sua opinião nos comentários!