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10 passos do Roadmap para adoção de OKR

10 passos do Roadmap para adoção de OKR

Você já sabe o que são OKRs, mas não tem ideia de como implementá-los no seu negócio?

– Se quer saber o que são OKR e KPIs – leia este nosso artigo: Quais as diferenças entre OKR e KPI e qual implementar na empresa?

Mas voltando para o nosso artigo, vamos começar falando sobre Roadmap. Você sabe o que significa?

Roadmap é um termo em inglês que pode ser traduzido como “roteiro”, ou “mapa da estrada”, em uma tradução literal. Ele é uma espécie de mapa do projeto. Uma ferramenta visual que serve de guia para o seu desenvolvimento.

O próprio nome já sugere isso, pois roadmap é um termo em inglês que pode ser traduzido como “roteiro”.

Quando se fala em roadmap estratégico, geralmente, não é em referência a um projeto específico, mas sim à empresa como um todo.

Agora que já sabemos o que é esse termo, vamos seguir com essa estratégia para adotar o OKR no seu negócio a partir de 10 passos, confira.

10 passos para aplicar o OKR no seu negócio

1 – Comece pequeno

OKR não é um pacote fechado, que precisa ser adotado por completo desde o início. Comece pequeno, com uma abordagem iterativa e incremental.

2- Crie um resultado inicial

Gere resultado em um piloto e desperte o interesse do time, construindo a cultura de OKR no resto da organização. Uma opção é começar com OKRs para as diretorias e desdobrar a cada 3 meses, envolvendo mais pessoas.

3 – Treine a equipe no “Why” e “What” – Por que e Como

Eduque as pessoas no que motivou a adoção de OKR, explicando a importância de metas e os benefícios de OKR. Entender o porquê da iniciativa aumenta a motivação e o engajamento do time.

4 – Mantenha o foco

As pessoas tendem a se orgulhar de serem multitarefa, capazes de girar diversos pratinhos ao mesmo tempo. Porém, deixar pratos caírem, começando vários projetos sem ter como concluí-los, é um enorme desperdício de recursos.

5 – Os Key Results devem ser métricas

Key Results devem ser métricas e não tarefas, por 3 motivos:

– Queremos construir uma cultura de foco em resultados, não em tarefas.

– Se você fez suas tarefas e nada melhorou, isto não é sucesso. Entregar o projeto não basta. O projeto deve ser feito com sucesso – as vendas aumentaram, os clientes estão mais satisfeitos, contratamos pessoas melhores, etc.

– Sua lista de tarefas é somente uma hipótese. Na maioria dos casos, você não tem certeza de qual ação vai gerar o resultado esperado.

Portanto, foque no objetivo final e não na atividade meio.

6 – Defina os OKRs para a empresa

Os OKRs para a organização normalmente possuem dupla cadência: OKRs anuais de alto nível e OKRs para o próximo trimestre, que são mais detalhados e desdobrados para os times.

7 – Dê nota aos OKRs

Existem várias maneiras de se fazer o grading/scoring de OKRs. Comece pela mais simples, use a proporção linear do atingimento de cada Key Result.

8 – Insira os OKRs no dia a dia do time

OKR deve fazer parte da cultura da empresa.

As atividades do time devem ser priorizadas com base nos OKRs. Se tivermos duas opções, devemos escolher aquela que contribui para o atingimento dos OKRs.

Os OKRs devem estar inseridos no dia a dia da empresa e no seu modelo de gestão. Devem existir reuniões regulares de time para acompanhar a evolução dos OKRs e um calendário das datas de definição dos próximos OKRs.

9 – Adote Stretch Goals

Stretch Goals, metas muito difíceis que tiram o time da zona de conforto, fazem parte da filosofia de OKR, mas podem atrapalhar. Muitas empresas no Brasil e no resto do mundo descobriram que atingir somente 60% dos OKRs, como recomendado, tende a desmotivar o time no começo.

Construa a cultura aos poucos. Comece com metas tradicionais, ainda que puxadas, tentando atingir os 100%. Depois, adote o um segundo passo, definindo 100% de metas puxadas, mas planejando e buscando no dia a dia atingir 120%. A diferença parece pequena, mas é importante para a motivação do time.

10 – Saiba lidar com a remuneração

A filosofia de OKR recomenda separar os resultados dos OKRs da remuneração. Porém, nunca altere a maneira de definir metas e o modelo de remuneração no mesmo ano.

Amadureça sua avaliação de desempenho em paralelo aos OKRs e no médio prazo, depois que os dois processos estejam estabelecidos, altere a remuneração.

Gostou das nossas dicas? Coloque-as em prática com base no nosso roadmap para adotar o OKR no seu negócio. Mas saiba que tudo isso depende da cultura e do contexto da sua empresa.

Colocando em prática a gestão de performance do seu negócio

E se você buscar otimizar a gestão de performance do seu negócio, nós temos a solução ideal para você: o GOL – Gestão Online de Performance.

O GOL é uma plataforma que emprega o uso do método e das práticas do gerenciamento pelas diretrizes (GPD) e do gerenciamento da rotina (GRD), permitindo o desdobramento do planejamento estratégico nas unidades gerenciais (tático) até a definição de medidas e ações concretas (operacional).

Além disso, com o nosso sistema é possível fazer uma gestão dos principais KPIs do planejamento estratégico, imputar planos e metas e acompanhar de forma online o resultado dos indicadores em forma de gráficos e dashboards. E também, mostrar os resultados apurados, o GOL apresenta quais são as diretrizes e planos para corrigir eventuais desvios em forma de tarefas e prazos.

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