Menu fechado

Quais as diferenças entre OKR e KPI e qual implementar na empresa?

diferença entre okr e kpi

Já falamos em outros artigos aqui do nosso Blog sobre OKR e KPI, mas você sabe qual a diferença entre eles?

Hoje trazemos neste artigo as principais diferenças entre esses indicadores e como implementá-los nas empresas. Continue conosco e boa leitura!

Qual a diferença entre OKR e KPI?

Key Performance Indicators (KPIs) são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica. Os KPIs podem se aplicar a projetos, planos de ação, programas, produtos e uma variedade de outras iniciativas.

Já os Objectives and Key Results – ou traduzindo – objetivos e resultados-chave, é modelo que vem para suprir a necessidade de gestão de performance de qualquer empresa.

Portanto, enquanto as OKRs descrevem os “objetivos” da empresa e da equipe, as KPIs são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica.

Uma das principais diferenças entre os OKRs e KPIs é a intenção por trás da definição de metas. As metas de KPI representam o desempenho de um processo ou projeto já em andamento, enquanto as metas do OKR são um pouco mais desafiadoras e ambiciosas.

Os OKRs fazem a ligação entre a ambição e a realidade. Eles ajudam você a sair do status quo e levá-lo para um novo território, muitas vezes desconhecido. Se você tem um grande sonho – um objetivo final inspirador – para sua empresa, precisa de OKRs que o levem até lá.

Um KPI, por outro lado, mede o sucesso, a saída, a quantidade ou a qualidade de um processo, ou atividade que está sendo executada.

Muitas vezes, um KPI que precisa ser melhorado será um ponto de partida para criar um OKR e se tornará um Resultado Chave de um Objetivo.

Qual implementar no meu negócio?

Essa pergunta depende muito do que você deseja medir, pois eles funcionam perfeitamente juntos.

Se você deseja aperfeiçoar um plano ou projeto que já foi feito antes, os KPIs podem ser a melhor opção. Eles são diretos e permitem adicionar um sistema de medição a seus projetos e processos em andamento.

No entanto, se prefere ter uma visão maior ou está procurando mudar a direção geral da sua empresa, os OKRs podem ser a melhor alternativa. Eles têm uma profundidade maior que lhe permitirá expandir ainda mais os seus objetivos e permitir que você seja um pouco mais criativo na hora de planejar o que fazer para alcançar suas metas.

Em outras palavras, enquanto os KPIs ajudam a monitorar os resultados e a identificar problemas e áreas para melhoria, os OKRs ajudam a resolver problemas, aprimoram processos e impulsionam a inovação. Então, essa combinação é eficiente e, com certeza, seu negócio precisará dos dois.

Gostou de saber da diferença entre esses dois indicadores? 

Otimizando a gestão de performance do seu negócio

E se você buscar otimizar a gestão de performance do seu negócio, nós temos a solução ideal para você: o GOL – Gestão Online de Performance.

O GOL é uma plataforma que emprega o uso do método e das práticas do gerenciamento pelas diretrizes (GPD) e do gerenciamento da rotina (GRD), permitindo o desdobramento do planejamento estratégico nas unidades gerenciais (tático) até a definição de medidas e ações concretas (operacional).

Além disso, com o nosso sistema é possível fazer uma gestão dos principais KPIs do planejamento estratégico, imputar planos e metas e acompanhar de forma online o resultado dos indicadores em forma de gráficos e dashboards. E também, mostrar os resultados apurados, o GOL apresenta quais são as diretrizes e planos para corrigir eventuais desvios em forma de tarefas e prazos.

Solicite uma demonstração gratuita: clique aqui.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *