Ter problemas, gargalos e demais ocorrências que afetam a produtividade e resultados da empresa é comum e faz parte do crescimento do negócio. Mas o que fazer para melhorar a qualidade e performance dos principais objetivos da sua empresa?
Neste artigo vamos mostrar como fazer uma análise e identificação das causa raiz das não conformidades. Continue acompanhando e boa leitura!
Por que é importante encontrar a causa raiz das não conformidades?
Temos o costume de fazer às pressas um plano de ação, pois temos a impressão de que ele vai resolver tudo.
Mas, é preciso entender a importância de elaborarmos um plano de ação assertivo para eliminar uma causa raiz. Se identificamos a causa raiz errada, estaremos trabalhando para eliminar a causa raiz errada. Então, o que acontece? Sim, a ocorrência volta a acontecer, pois não atuamos sobre a raiz do problema. Sobre aquilo que realmente o causou.
Então, essa etapa é essencial e precisa de muita atenção mesmo.
Uma maneira prática para ajudar na identificação das não conformidades é o uso de ferramentas de qualidade. O uso de técnicas específicas ajuda a organizar a busca pela causa raiz das ocorrências.
Podemos citar aqui 3 que dão conta do recado:
- 5 porquês – Essa é uma ferramenta que consiste em perguntar 5 vezes o porquê de um problema ou defeito ter ocorrido, a fim de descobrir a sua real causa, ou seja, a causa raiz.
- Diagrama de Ishikawa – é usada para encontrar, organizar, classificar, documentar e exibir graficamente as causas de um determinado problema, agrupados por categorias, que facilitam o brainstorming de ideias e análise da ocorrência.
- Brainstorming – também é conhecida como geração de ideias. Essa técnica propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e opiniões para atingir um consenso sobre um assunto.
Treine as pessoas sobre as não conformidades, processos e qualidade
Ao construir uma equipe é preciso garantir que todas as pessoas envolvidas na análise entendam o seu papel. Dois pontos devem ser levados em conta nessa construção:
- As pessoas precisam ter consciência do que estão fazendo
Não adianta parar a linha de produção para analisar a causa raiz das não conformidades se as pessoas não sabem nem mesmo o que é uma não conformidade. As pessoas precisam entender o que são as não conformidades no dia a dia delas. Assim, esse trabalho não vai ser “Coisa da Qualidade”.
- As pessoas precisam entender as Ferramentas da Qualidade
Ninguém tem de ser um PHD em Diagrama de Ishikawa, saber onde a ferramenta nasceu ou quem a criou. Mas as pessoas precisam saber o necessário para aplicar a técnica no processo que executam.
Inclusive para que isso não gere atrito entre as pessoas. Imagine aplicar os 5 Porquês sem explicar para as pessoas como a técnica funciona? Ficar sucessivamente perguntando porquês e mais porquês. Sem um mínimo de conscientização e conhecimento, as pessoas não vão entender que aquilo é uma averiguação de processo, e não um “interrogatório da Qualidade”.
Controle a documentação das não conformidades
Ter as informações corretas a respeito da NC é fundamental para poder continuar a tratativa. A falta de informações ou o registro incorreto quando a ocorrência é aberta pode dificultar muito (ou até mesmo impossibilitar) a identificação da causa raiz das não conformidades.
Então, garanta um cadastro detalhado. Com evidências, descrições e o que for preciso. Instrua os auditores internos para isso e, se preciso, force o auditor externo a explicar a não conformidade. O importante é ter um registro completo, que traga informações para avançar na análise.
Conclusão
Por fim, o processo de tratativa envolve muito mais do que apenas encontrar a causa raiz das não conformidades. Porém, esse trabalho vai direcionar o resultado de toda a execução. Afinal, o objetivo de tratar uma não conformidade é eliminar a causa raiz de um problema que afeta a empresa.
Dessa forma, quanto mais sua equipe se esforçar para encontrar o que está atrapalhando os processos, mais significado esse trabalho vai ter, mais resultados vai alcançar e menos NCs irão acontecer.
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