Menu fechado

OKRs: Como elas podem transformar a gestão de performance da sua empresa?

OKRs

Quando se fala em planejar e executar tarefas pode parecer ações simples no papel, mas na prática, são complexas.

Hoje queremos apresentar um modelo de gestão de processos e operações que pode ajudar na gestão de planos e metas estratégicas da sua empresa, além de ser aplicado de forma fácil.

Os Objectives and Key Results – ou traduzindo – objetivos e resultados-chave, é modelo que vem para suprir a necessidade de gestão de performance de qualquer empresa.

 

O que é OKR?

Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “Objectives and Key Results”, ou seja, os principais objetivos de uma empresa.

Esse método pode ser implementado nos mais diferentes tamanhos de empresa, tanto em PMEs quanto em corporações multinacionais com a mesma eficiência e transparência.

 

Mas como funciona a OKR na prática?

Para começar, vamos entender cada letra dessa pequena sigla:

  • Objetivos: eles representam a direção de onde a empresa quer chegar e deseja conquistar.
  • Resultados-chave: sem essa parte do planejamento fica muito difícil alcançar os objetivos propostos inicialmente. Os key results servem de parâmetro para se determinar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo. Ou seja, podemos dizer que são metas menores que ajudam na conquista do alvo principal.

Mas não basta apenas definir os objetivos e resultados chave sem ter um planejamento estratégico completo para que a metodologia funcione bem e facilite sua adoção entre todos os colaboradores da empresa.

 

6 passos de como estruturar bem a metodologia OKR

1) Tenha metas claras e específicas

Seja para objetivos primários quanto para os key results, é importante ter metas claras e específicas, pois isso vai deixar todos colaboradores alinhados e motivados para alcançar o objetivo estabelecido.

2) Divida os objetivos entre top-down e bottom-up
Os objetivos não devem ser estabelecidos inteiramente pelos líderes e gestores. Pode ser feito uma divisão, como por exemplo, 40% dos OKRs por eles, e o restante é definido pela equipe.

3) Defina prazos curtos
As metas dos OKRs não podem ser longas demais, pois isso dificulta o processo e prejudica sua eficiência. Então, estabeleça prazos mais curtos, como a cada trimestre, isso vai ajudar manter o senso de urgência.

4) Acompanhe os resultados constantemente
Analisar os resultados obtidos de forma semanal é um caminho, pois permite ajustes rápidos, além de não sufocar a equipe envolvida com uma pressão de analisar os dados diariamente.

5) Deixe os OKRs à vista de todos
Ter transparência é o ponto de partida em uma estratégia de OKRs bem sucedida, pois assim todos compartilham dos mesmos objetivos e aspirações.

6) Não confunda esforços e resultados
O esforço pode ser muito grande, mas o que precisa ser analisado são os resultados. É importante focar nas métricas, e não apenas no sentimento de união e esforço coletivo como forma de quantificar a dedicação de todos.

 

Como transformar a gestão de performance da sua empresa?

A mensuração de resultados é o ponto central na metodologia OKR.

Acompanhar métricas e analisar dados não significa deixar o lado humano da organização de lado. Mas pelo contrário, agir com base em dados torna possível tomar decisões mais justas e criar um ambiente mais agradável e colaborativo.

Quando for fazer uma análise de métricas, divida entre diferentes profissionais, dê a eles o treinamento necessário para acompanhá-los e fique de olho no trabalho.

E claro, depois, centralize os dados para garantir que qualquer colaborador consiga entender exatamente como está o desempenho da equipe.

Explique aos colaboradores qual vai ser o uso dos dados coletados e por que o negócio não pode ficar sem eles.

E não existe motivação maior do que mostrar, na prática, como a avaliação de resultados contribui para tornar os processos mais ágeis. Mostre à equipe que o resultado final é ajudar todos a desempenhar melhor e com menos estresse.

Por fim, podemos dizer que a metodologia OKR é uma abordagem perfeita para empresas que buscam otimizar seus modelos de gestão e escalar seus negócios de forma simples, sem se afundar na complexidade de vários métodos atuais.

Quer tornar sua empresa mais tecnológica e inovadora? Então conte com a Digihub. Nós oferecemos soluções em tecnologia para que sua empresa esteja em sintonia com a transformação digital.

Saiba mais em: http://digihub.com.br/

Se gostou das nossas dicas deixe seu comentário!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *