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Por que KPIs são importantes para uma boa gestão empresarial?

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Uma empresa com um planejamento e uma boa gestão já é um caminho andado para o sucesso. Fazer esse esforço de construir um planejamento inicial é fundamental para produzir um produto ou serviço de qualidade.

Mas como descobrir que o caminho seguido está correto e irá gerar bons resultados? Essa resposta vamos responder ao longo deste artigo, onde mostraremos que, fazer uma análise de indicadores-chave de desempenho, ou os famosos KPIs, é essencial para uma boa gestão empresarial.

Continue com a gente. Boa leitura!

O que são KPI’s?

KPIs são medidas quantitativas que interferem diretamente no sucesso de uma empresa, independente do tamanho, segmento ou da estrutura.  Eles devem sempre andar alinhados com as metas que foram traçadas no planejamento estratégico, pois assim, conseguem acompanhar os resultados alcançados e o percentual de melhoria ou piora quanto aos números anteriores.

Muitos gestores acabam confundindo métricas com KPIs. Por isso, é importante esclarecer a diferença entre esses dois termos:

  • Métricas são medidas que servem de base para a construção de um indicador. Geralmente são associadas ao comportamento dos clientes e não tem uma meta definida. Não apresentam dados concretos sobre suas ações, apenas mostram o desempenho da produção, não do negócio como um todo.
  • KPIs são indicadores criados a partir das métricas e têm como finalidade apontar o alcance de determinado resultado. São importantes para analisar as tendências de mercado.

Principais KPIs para uma boa gestão empresarial

Já esclarecemos o que são KPIs e sua principal diferença entre as métricas, agora, vamos apresentar os principais indicadores que enxergamos como relevantes para fazer uma gestão eficaz em qualquer empresa.

1) Indicador de produtividade – esse indicador possibilita calcular o índice de produção da sua empresa com base no cálculo da hora/colaboradores ou hora/máquina.

2) Indicador de qualidade – está diretamente relacionado ao de produtividade, pois ajuda a compreender a qualidade da produção. Esse indicador cruza as informações do número de itens produzidos com o número de produtos finalizados sem irregularidades para um panorama da qualidade da produção da empresa.

3) Indicador de capacidade – indica a relação entre o quanto se pode produzir e o tempo demandado para isso.

4) Indicador de lucratividade – esse funciona com resultados percentuais. Por exemplo, se a empresa faturou R$ 500 mil com a venda o saldo líquido foi de R$ 50 mil, significa que o lucro foi de 10%.

5) Indicador de rentabilidade – indica quando a empresa rendeu de fato, indo além dos fatores brutos de faturamento. Nesse caso, a relação para o cálculo é entre o lucro e o investimento realizado pela empresa.

6) Indicador de Competitividade – revela como a empresa está posicionada em relação aos concorrentes, identificando pontos de atenção e melhoria em termos de produtividade, tornando o negócio mais competitivo.

Vale ressaltar que cada gestor deve definir quais os KPIs fazem mais sentido para sua empresa, observando sempre, a relação direta entre os números para chegar a um resultado que interfira nos processos diários e o resultado final. 

Outro ponto que merece atenção é que um indicador deve ser quantificável, ou seja, precisa ser representado por um índice que retrate o andamento ou o resultado de uma atividade como um todo ou em parte. O essencial é entender que os índices encontrados por meio dos KPIs dão uma visão geral da empresa e que, pela análise deles, é possível traçar estratégias certeiras para resolver os gargalos encontrados ou melhorar ainda mais o desempenho do negócio.

Uma gestão online de performance a seu alcance

Agora que você já sabe o que são KPIs e quais os principais indicadores para fazer uma boa gestão empresarial, queremos enfatizar a importância de planejamento estratégico para alcance de resultados e sucesso do negócio. Por isso, contar com a ajuda de softwares que facilitam esse trabalho e automatizam esse processo pode ser uma grande saída.

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Além disso, com o nosso sistema é possível fazer uma gestão dos principais KPIs do planejamento estratégico, imputar planos e metas e acompanhar de forma online o resultado dos indicadores em forma de gráficos e dashboards. E também, mostrar os resultados apurados, o GOL apresenta quais são as diretrizes e planos para corrigir eventuais desvios em forma de tarefas e prazos.

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