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8 passos para aplicar a gestão da qualidade na sua empresa

gestão da qualidade

Se garantir no mercado competitivo com uma boa administração organizacional e gestão de qualidade é um grande desafio para qualquer empresa hoje, mas esses pontos são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Mas afinal o que é gestão de qualidade?

Essa estratégia consiste em conferir todas as etapas de produção e analisar se precisam ser melhoradas no processo de execução. Ou seja, certifica se o produto ou serviço está sendo entregue ao cliente da melhor maneira através de feedback fornecido pelos próprios consumidores.

Resumidamente, podemos dizer que a gestão da qualidade tem como objetivo garantir que o cliente seja bem atendido e seus problemas sejam resolvidos.

E como aplicar a gestão de qualidade dentro da empresa de maneira eficiente? Trazemos hoje 8 passos que irão te ajudar, confira:

 

8 passos para aplicar a gestão de qualidade

 

1) Foco no cliente

O consumidor final deve ser o ponto de atenção principal. Acima do atendimento e do foco em bater metas de vendas, é preciso surpreender o cliente para que ele tenha a certeza que está escolhendo o melhor produto ou serviço.

2) Liderança engajada

O gestor ou líder deve enxergar sua equipe como pessoas e não como máquinas. Ele precisa estar atento à cultura aplicada dentro da empresa e conhecer os bastidores como forma de manter os colaboradores motivados e solucionar problemas de conflito.

3) Melhoria contínua

Estar em constante evolução é a chave desse ponto. Mesmo com o sucesso de vendas do seu produto ou serviço e os clientes super satisfeitos, sempre existe algo a ser melhorado dentro dos processos ou até mesmo do que é vendido.

Fique atento às novas tecnologias, às modernizações de máquinas e de cursos para colaboradores e gestores, pois a atualização é um processo contínuo.

4) Tome decisões a partir de dados reais

Um ponto importante relevante na gestão de qualidade é sempre fazer análise a partir de dados reais. As decisões nunca devem ser tomadas a partir de opiniões, mas assim através de análises e estudos de todos os processos que foram aplicados anteriormente, desde o que fracassaram até os que trouxeram mais resultados.

Mas lembre-se, é necessário analisar as informações de maneira inteligente, utilizando abordagens específicas e ferramentas adequadas às métricas que deseja avaliar.

5) Visão ampla

É essencial que os gestores e líderes saibam avaliar de forma ampla o que acontece dentro da empresa, pois, somente dessa forma é possível compreender os pontos externos e internos que estão falhos e assim aplicar as melhorias.

6) Gerenciamento de processos

Esse ponto é burocrático, mas essencial para gestão de qualidade. Aqui é importante entender que os processos devem ser documentados como um passo a passo, além de incluir os resultados que foram obtidos.

Essa documentação irá permitir que todas as informações fiquem disponíveis e armazenadas de forma organizada.

7) Trabalho em equipe

Não adianta ter um profissional com vários cursos reconhecidos para ser um gestor se os demais colaboradores não têm conhecimento da importância da gestão de qualidade.

Então, é preciso conscientizar cada setor, explicar em números o reflexo positivo que a empresa terá com esse processo cuidadoso e como esta metodologia poderá refletir até mesmo em ganhos financeiros e reconhecimentos internos.

8) Crie parcerias com fornecedores de qualidade

Saber o que acontece dentro da sua empresa já não é uma tarefa fácil, então, imagina só ter que acompanhar todo processo de seus fornecedores?

Esta é a principal razão de se ter apenas parceiros transparentes, uma vez que nem todos os problemas virão da sua execução, e sim do que é comprado de terceiros. 

Portanto, o princípio é se relacionar apenas com fornecedores que também compartilham de uma gestão estratégica da qualidade e que estejam abertos para melhorias contínuas através dos aconselhamentos que forem dados pelo seu negócio.

 

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